top of page

Um lugar só meu... para chamar de paraíso


Nasci num pequeno paraíso, cheio de luz,calor e cor, gente alegre e que apesar das circunstâncias da vida nunca tiram o sorriso dos lábios. A verdade é que em certas alturas da nossa vida as nossas necessidades mudam e nós mesmos mudamos em busca de mais conforto,aventura, poder...em busca do que nos transportará de volta ao paraíso.

Foi isso que a minha fez ,quando decidiu se mudar para Portugal, em busca do seu paraíso, um local onde pudesse criar os filhos com segurança e todo conforto que ela alguma vez consegui ter para si. Excelente visão do paraíso, para uma mãe.

Mas para uma criança o conceito de paraíso e de lugar perfeito pode não conter estas características, os critérios de eleição da "terra prometida" são outros.

A mudança aconteceu num espaço de 3 anos, primeiro ela veio sozinha, e depois mandou-me buscar, arrancou-me do calor chegando em pleno inverno.

A mudança de cultura foi brusca, o impacto foi duro e as impressões iniciais não foram as melhores. Entre choques culturais e descobertas de semelhanças fui aprendendo a tornar Portugal no meu novo paraíso e hoje quase 13 anos depois sinto que faço parte deste lugar que tão diferente do meu mas que me devolveu o melhor do meu país.

É isso que gostaria de partilhar convosco, o meu novo paraíso que tem tanto do meu país de origem, como de Português. Paraíso que aprendi a construir, num dia caindo, no outro levantando.

Enfrentei várias situações desagradáveis fora do meu " ambiente", muitas por pura ignorância dos que me agrediram, medo do intruso que vem "tomar" o que é nosso. Esse medo que leva ao racismo , a descriminação, violência e construção de barreiras entre dois países "irmãos".

Mas nada disso é desculpa para responder com violência ou no termo popular "pagar com a mesma moeda" e com o passar do tempo aprendi isso. Conhecer o outro lado me deu ferramentas para melhor lidar com as diferenças culturais, deixai de temer o estranho, encontrei pontos de ligação e agarrei-me a eles.

Portugal com pedaços de São Tomé e Príncipe...um lugar só meu que chamo de Paraíso.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page