top of page

Reflectitur... espelhar o Outro


"No one is born hating another person because of the color of his skin, or his background or his religion. People learn to hate, and if they can be taught to love, for love comes more naturally to the human heart than its opposite"


Nelson Mandela


O medo resulta sempre de alguma incerteza. A natureza do homem faz com este tema tudo o que lhe é desconhecido, e dessa ignorância nascem mitos e ideias preconcebidas que são nada mais do que tentativas de encontrar respostas.

Durante milénios os europeus desconheciam a real dimensão do mundo e com base em crenças religiosas e no medo construíram um mundo no qual seres sem formas, sereias, monstros e gigantes existem para lá da linha do conhecido.

A realidade construída com base em medos e mitos podia ser assustadora, mas viver numa total ignorância era algo que homens como o Infante D. Henrique dispensavam. Dessa vontade de ir mais além iniciou-se assim em 1415 os Descobrimentos.

Dessa aventura descobriu-se um mundo repleto de novas culturas. O contacto entre a Europa e a África deu bons frutos mas também desencadeou uma série de confrontos com grandes perdas para ambas as partes.

Os confrontos entre "o homem branco" que chegou e o "preto selvagem" que habitava a desconhecida África, duraram séculos e muitas lágrimas lavaram o sangue derramado e plantaram o ódio nos corações destes dois povos.

Como um vírus ele instalou-se e tem resistido as mutações da mentalidade humana e alimentando-se a ignorância dos espíritos mais fracos.

Quem odiou primeiro? O "branco" ou o "preto"?

O ódio nasce com o medo do desconhecido, da ignorância em relação ao outro do preconceito e do repudio de tudo que se diferencia de nós. O ódio aprende-se quando não se quer aprender em relação aos ouros.

Quem tem razão, quem é mais evoluído, quem deve governar o outro? Isso pouca importância tem! Em nada beneficia nenhuma das partes. Essas questões e magoas atravessaram gerações e mais de 200 anos depois ainda estão em confronto.

Nada se aprendeu com os erros dos nossos antepassados? Não se derramou sangue suficiente?


Não é cliché dizer que a "união faz a força" pois a história também já nos mostrou que juntos mudam o mundo e as suas convenções. Da sua junção nasceram novas culturas que contemplam o melhor dos dois povos. A África é um cocktail de culturas e isso a torna tão rica e diversificada.

É essa diversidade que enriquece ambas as partes, que nos ensina sobre nós mesmos e sobre os outros que procuro exaltar.

Este blogue é para todos aqueles que tal como eu querem fazer caiar as barreiras que se erguem entre negros e brancos, mostrando que existem mais semelhanças do que diferenças, denunciar o que mancha e perturba a coexistência de ambas as culturas.

Falemos de nós por cá, das nossas experiências,obstáculos e alegrias , mas falemos também deles por lá, do que procuram do que encontraram e do que juntos ,podemos construir.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page